domingo, 28 de junho de 2009

Guepardo

Predadores Especializados -

O guepardo possui uma pelagem repleta de malhas cheias e pretas as quais salpicam o fundo amarelo; tal padrão de cores proporciona-lhe eficaz mimetismo em meio à savana A. Nas rápidas perseguições que emprende, a chita usa a cauda para equilibrar-se; além disso, um perspicaz golpe com o esporão da pata dianteira ajuda o felino a desequilibrar a presa B, facilitando o abate da mesma.

O guepardo ou chita (Acinonyx jubatus) é outro integrante do prestigiado grupo de carnívoros especializados. Esse espetacular felino malhado é um dos mais hábeis predadores africanos, capaz de abater uma presa em cada duas tentativas de caça; ou seja, um desempenho melhor do que o de leões e leopardos. Caçando de emboscada ou lançando-se em disparada em direção a presa, a chita normalmente logra êxito no ataque devido à grande velocidade que desenvolve. Esse grande gato de patas compridas e corpo esguio é nada mais nada menos do que o mamífero mais rápido do planeta em curtas distâncias. Para ele basta apenas 2 segundos para estar a uma velocidade de 70 km/h, e com o decorrer da breve maratona essa velocidade alcança até os 110 km/h.

Essa fera das savanas africanas tem uma característica que a distingue de todas as demais espécies de felinos: não possui garras retráteis. Suas unhas não retráteis têm a função de aumentar a firmeza no chão, agindo assim como os cravos dos tênis de um corredor maratonista. Aliada as garras soma-se a longa cauda que assim como um leme também ajuda o animal a manter o equilíbrio durante a corrida.

Com uma dimensão que do focinho a ponta da cauda é de 2,30 m (os maiores exemplares) e o peso de 35 – 70 quilos, o guepardo é um predador especializado no ataque de basicamente duas espécies de gazelas africanas. Para desequilibrá-las na perseguição que emprende o felino usa um tipo de esporão córneo de uma das patas anteriores ou a unha do polegar, que, por nunca tocar no solo, conserva-se afiada. Aí, em plena corrida, basta uma patada para fazer a gazela ir ao chão. Na seqüência, o predador abocanha a vitima na garganta e a mata por asfixia. Com a presa morta, o felino desaba de exaustão. Esse comportamento é explicado porque a temperatura do corpo do animal atinge níveis extremos que levá-o a beira da morte. Por isso é necessário a chita descansar logo após a caçada; descanso este que muitas das vezes custa caro a predadora, já que nesse instante costuma ter sua presa roubada por leões e hienas seus competidores naturais.

Estrategista, o guepardo possui uma técnica quase que infalível para auxiliá-lo na captura da presa. Tal técnica consiste basicamente em lançar-se atrás da presa estando a uma distância inferior a 100 metros. Por conseguinte a perseguição em geral não ultrapassa os 200 m (na realidade, ao fim de 500 metros o felino tem necessidade de fazer uma pausa). Isso acontece porque por ser um caçador de fôlego curto, caso se lance a perseguir cedo demais a presa, ou seja, estando a mais de 200 metros dela, ele correrá grande risco de perdê-la por ter ela tempo de se reunir aos companheiros – o que confunde o predador -, ou que ela abra grande vantagem na corrida frustrando o atacante.

José Henrique Moskoski

Escritor e Pesquisador de Vida Selvagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário